Cupins de Madeira Seca
Atacam peças de madeira e móveis. Sua presença é indicada pelo aparecimento de um pó granulado (fezes do cupim) e raramente migram para outras partes.
As espécies acima citadas podem ser consideradas pragas quando se proliferam de maneira exagerada nas áreas urbanas ou rurais. Quando isso ocorre, a intervenção humana se faz necessária para combatê-las, pois grandes infestações podem causar estragos significativos nas habitações e outras construções urbanas. Nesse caso, deve-se adotar o método mais adequado para combatê-las, de modo a causar o menor impacto ambiental possível. O uso indiscriminado de inseticidas pode ser considerado um problema, pois esses produtos geralmente possuem alta toxicidade, colocando em risco a saúde das pessoas e contaminando o meio ambiente. Para que haja um combate realmente efetivo das espécies infestantes, é necessário conhecer algumas informações acerca da biologia dos cupins. Tal conhecimento pode ser útil quando se deseja buscar a estratégia mais eficiente para se acabar com a colônia.
Espécies de Cupins:
a) Kalotermitidae:
Os cupins da família Kalotermitidae são conhecidos como cupins de madeira seca. Não possuem operários verdadeiros e não formam ninhos. Alimentam-se de madeira e derivados que contenham celulose e possuem o hábito de escavar túneis que lhes servem de abrigo contra os perigos do meio externo. Em ambiente natural, podem ser encontrados em árvores vivas ou mortas, sendo importantes na decomposição da celulose. Em área urbana, podem infestar mobílias e madeiras de construção em geral. A espécie que mais causa prejuízos financeiros ao homem é Cryptotermes brevis, considerada a segunda maior praga entre os cupins da região Sudeste do Brasil.
b) Rhinotermitidae:
A maior parte dos cupins da família Rhinotermitidae é formada por espécies subterrâneas. Na natureza, esses animais constroem seus ninhos embaixo da terra e consomem madeira de árvores vivas ou mortas. Em meio urbano, podem atuar como pragas quando se propagam de maneira descontrolada, fazendo seus ninhos sob as casas ou nas paredes das construções. A espécie mais importante é Coptotermes gestroi, considerada a principal praga dentre os cupins do Sudeste do Brasil.
Considerada a Pior Praga do Século:
Os cupins que infestam casas e edifícios se alimentam, basicamente, de madeira (além dos cupins, existem as brocas de madeira, que também podem causar estragos nesse tipo de material.), mas não dispensam outros matériais celulósicos, como papel e papelão, tecidos, lã, couro e borracha.
Os cupins de madeira seca, além de madeira, podem causar danos em livros, sapatos, malas, roupas, cobertores,documentos, especialmente quando estes permanecem sem manuseio por longo tempo.
Já os cupins de solo são capazes de perfurar ou produzir estragos em muitos outros materiais que estejam entre a colônia e seu alimento principal que é a madeira.
Assim, atacam pisos, paredes, lajes impermeabilizadas e podem até desgastar o concreto, aproveitando-se das fissuras e falhas já existentes entre o concreto e os demais componentes do edifício, como os conduítes e dutos hidráulicos.
Utilizamos diversas técnicas de DEDETIZAÇÃO de acordo com o local e a atividade desenvolvida pelo cliente. Temos como meta principal exterminar insetos rasteiros e voadores com a máxima segurança.
Produtos certificados pela Vigilância Sanitária.
Nossa matéria- prima vem da alta qualidade de parceiros como:
Bayer, Hogama, BASF, Dow AgroSciences, Aventis, Zeneca, Novartis, Agrevo, Cyanamid e Syngenta.
Consulte nossos
Serviços de
DESCUPINIZAÇÃO!!